btn_ouca

btn_ouca

Artistas da ASFORRÓ

Publicidade

Notícias

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional abre série de concertos na Câmara Legislativa

 
 

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS) abre neste domingo (15) o projeto "Música na Câmara", com apresentação no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal. O concerto, regido pelo maestro Cláudio Cohen, tem início às 11h e é aberto, gratuitamente, ao público.

Os músicos vão executar duas peças clássicas, a 1° Sinfonia de Beethoven e a 4° Sinfonia de Mendelssohn, conhecida como "italiana". "Escolhemos obras vibrantes e de muita energia, acredito que o público vai apreciar o espetáculo", observa o maestro Cláudio Cohen. O concerto terá duração de uma hora.

O projeto "Música na Câmara" começa de forma experimental com apresentações quinzenais de artistas da cidade, sempre aos domingos pela manhã. Já estão agendados concertos do Madrigal de Brasília, Orquestra JK, Orquestra da Universidade de Brasília, Canarinhos de Brasília, entre outros grupos. A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional volta a se apresentar na CLDF no dia 1° de dezembro. Os grupos interessados em participar dos concertos de 2014 serão escolhidos segundo critérios a serem estabelecidos pelo Conselho Curador de Cultura da Casa.

A intenção da Câmara, ao criar mais um espaço de divulgação para a produção artística brasiliense, é aproximar a população do Legislativo local. "Entendemos que a CLDF tem um papel junto a nossa população que vai muito além dos aspectos legais e políticos: ela deve promover uma interação constante com a população, no sentido de fortalecer os princípios de cidadania e de tornar mais amigável e democrática a sua relação com esta Casa", explica o presidente da CLDF, deputado Wasny de Roure (PT).

Portas Abertas – O projeto "Música na Câmara" faz parte do Programa Portas Abertas, uma iniciativa que vai utilizar os espaços culturais da Casa para incentivar a população a participar e a acompanhar de maneira cidadã o funcionamento do Legislativo. Antes e depois de cada concerto, o público terá a oportunidade de conhecer as dependências principais da CLDF e de visitar as obras de arte (pintura, fotografia, escultura, etc.) eventualmente em exposição na Casa.

O Programa Portas Abertas inclui, ainda, o projeto "Câmara, Cidades e Memória", que vai realizar exposições em parceria com o Arquivo Público do Distrito Federal para contar, por meio de fotografias, mapas e documentos históricos, as origens das diferentes cidades do DF.

Calendário de apresentações 2013

15/09 – Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro

29/09 – Madrigal de Brasília

06/10 – Madrigal da UnB

20 /10 – Orquestra JK

03/11 – Orquestra Infantil da UnB

17/11 – Madrigal de Brasília

01/12 – Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro

15/12 – Canarinhos de Brasília e Camerata José Maurício

Fonte: http://www.sc.df.gov.br