btn_ouca

btn_ouca

Artistas da ASFORRÓ

Publicidade

Notícias

15 anos do Centro Cultural com exposição de Rubem Valentim

 
 

Em comemoração aos quinze anos do Centro Cultural Rubem Valentim, o espaço recebe a exposição “Rubem Valentim”. São sete serigrafias originais do artista plástico baiano, que fazem parte do acervo do Museu de Arte de Brasília (MAB) e estão sob os cuidados do Museu Nacional.

A exposição acontece entre os dias 23 e 30 de setembro no Foyer do Centro Cultural, das 8h às 22 horas. Na noite de 27 de setembro acontecerá a comemoração especial com apresentações culturais, como o Coral da Terceira Idade do Cruzeiro, celebrando os quinze anos deste espaço de referência para nossa cidade.

O Centro Cultural Rubem Valentim foi inaugurado em 27 de setembro de 1998, como obra do Orçamento Participativo do GDF, a partir da ampliação da Biblioteca Pública do Cruzeiro. O espaço conta com Auditório para 130 lugares, Salão de Múltiplas Funções, Telecentro, Espaço Infantil, Foyer para exposições, Sala de Estudos com 77 lugares e um acervo de 15.000 livros. Recentemente a biblioteca foi reformada e na reabertura foi lançado o projeto Bibliotecas do Cerrado, que tem promovido diversas atividades culturais no espaço.

O Centro Cultural recebeu o nome de Rubem Valentim, artista baiano nascido em 1922 e falecido em 1991. Foi escultor, pintor, gravador e professor. Entre 1946 e 1947 participou do movimento de renovação das artes plásticas na Bahia. Residiu em Roma entre 1963 e 1966, com o prêmio viagem ao exterior, obtido no Salão Nacional de Arte Moderna - SNAM. Em 1966 participou do Festival Mundial de Artes Negras em Dacar, Senegal. Ao retornar ao Brasil, residiu em Brasília e lecionou pintura no Ateliê Livre do Instituto de Artes da Universidade de Brasília - UnB.

Fonte: http://www.cruzeiro.df.gov.br