btn_ouca

btn_ouca

Artistas da ASFORRÓ

Publicidade

Notícias

Aniversário da Candangolândia

 
 

Venha participar

A cidade tem origem com o início da construção da Nova Capital Brasileira, uma vez que a Candangolândia abrigava os pioneiros que trabalharam na construção da cidade. O primeiro acampamento foi construído em 1956 pela NOVACAP, criada pelo presidente Juscelino Kubitschek, contendo a sede da empresa, um caixa forte para fazer o pagamento dos salários dos operários, um posto de saúde, um hospital, um posto policial, dois restaurantes, o da NOVACAP e o dos Serviços de Alimentação Popular, SAPs, uma escola para os filhos dos pioneiros, além das residências para as equipes técnicas e administrativas da NOVACAP, bem como, um acampamento que abrigava cerca de 1.200 funcionários, os quais ficaram conhecidos como candangos, por trabalharem na construção de Brasília.

O termo candango surgiu com os africanos trazidos ao Brasil como escravos, passando a ser usado para nomear os trabalhadores que vinham das regiões do Brasil, para a construção de Brasília, principalmente de Estados do Nordeste.

Em 1989, a Candangolândia tornou-se uma cidade. Em 27 de janeiro de 1994, por meio da Lei n° 658, recebeu a denominação de Região Administrativa XIX, fixando-se o dia 3 de novembro como data oficial de sua fundação.

Historicamente muitos avanços tem acontecido: A recuperação da biblioteca e do Cofre Público, primeiro banco do GDF, onde os pioneiros candangos recebiam seus vencimentos; a recuperação da Igreja de São José Operário, o primeiro templo construído de madeira pelos trabalhadores que vieram construir Brasília, o convênio já assinado para a edificação da réplica da primeira escola, a Julia Kubitschek e a instalação da Sala da Memória em parceria com o Arquivo Público, aí a população, os pesquisadores e os turistas terão uma exposição permanente das fotos e da história a partir dos pioneiros candangos da nossa Cidade.

A Administração Regional reunirá os diversos seguimentos para comemorar o aniversário desse território histórico, lembrando dos cidadãos que se somaram na construção de Brasília e de todos que continuam escrevendo esse itinerário de desenvolvimento, assim sendo, de 1º a 30 de novembro de 2013, acontecerão eventos para celebrar os 57 Anos da Cidade Histórica, a Candangolândia.

Para o Administrador João Hermeto, “Temos motivos para comemorar a decisão heroica de Juscelino Kubitschek e dos pioneiros que fizeram dessa convocação um ideal de vida, o GDF e a Administração preparam a Cidade para o aqui e agora, para as gerações futuras”.

As solenidades terão incio na sexta-feira, dia 01 de novembro de 2013, às 09 horas com o desfile das Escolas ( Rua dos Transportes) e logo após os parabéns com a partilha do Bolo do aniversário da Cidade (Praça do Bosque).

Várias atividades acontecerão, tias como: Inauguração da Alameda dos Pioneiros, Missa, Culto, apresentação de bandas, torneiros de Futsal, de Voleibol, de Jiu Jiu-jitrsu / May Tay, Ginastica Feminina, etc.

A Administração Regional convida a você e família para essa festa que celebra a construção de Brasília e a conquista do desenvolvimento da Cidade, também, parabeniza os idealizadores que sonharam, argumentaram e legislaram; os pioneiros que construíram, o Presidente Juscelino Kubitschek e a todos que conservam esse Patrimônio Histórico.

Fonte: http://www.candangolandia.df.gov.br