btn_ouca

btn_ouca

Artistas da ASFORRÓ

Publicidade

Notícias

Quais são os males que o cigarro provoca no corpo humano?

 
 

OS MALES DO TABAGISMO

O cigarro é uma das principais causas de morte no mundo todo. Não é à toa que o fumo é considerado uma doença para a maioria dos especialistas. O grande problema é que quase todas as pessoas que fumam não conseguem se desfazer deste vicio. De acordo com várias pesquisas, a cada 25 fumantes, pelo menos 22 precisam de 6 tentativas para conseguir deixar o vício. Do restante, metade não consegue parar, e metade para antes de seis tentativas.

Fonte: http://blogmail.com.br

O cigarro pode causar cerca de 50 doenças diferentes, especialmente problemas ligados ao coração e à circulação, cânceres de vários tipos e doenças respiratórias. "A fumaça do cigarro é absorvida por combustão, o que aumenta ainda mais os males da sua composição", diz Valéria Cunha de Oliveira, técnica da divisão de tabagismo do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Rio de Janeiro. Parece papo de ex-fumante, mas é a pura verdade: em cada tragada são inaladas 4 700 substâncias tóxicas. Entre elas, três são consideradas as piores.

 

A primeira é a nicotina, que provoca dependência e chega ao cérebro mais rápido que a temida cocaína, estando associada aos problemas cardíacos e vasculares (de circulação sanguínea). A segunda é o monóxido de carbono (CO), aquele mesmo que sai do cano de escapamento dos carros. Ele combina com a hemoglobina do sangue (responsável pelo transporte de oxigênio) e acaba reduzindo a oxigenação sanguínea no corpo. É por causa da ação do CO que alguns fumantes ficam com dores de cabeça após passar várias horas longe do cigarro. Nesse período de abstinência, o nível de oxigênio circulando pelo corpo volta ao normal e o organismo da pessoa, que não está mais acostumado a esse "excesso", reclama por meio das dores de cabeça. A terceira substância tida como grande vilã é o alcatrão, que reúne vários produtos cancerígenos, como polônio, chumbo e arsênio.

Todo câncer relacionado ao fumo - como na boca, laringe ou estômago - tem alguma ligação com o alcatrão. A união desse poderoso trio de substâncias na composição do cigarro só poderia tornar o produto extremamente nocivo à saúde. Para se ter uma idéia, 90% dos casos de câncer de pulmão - a principal causa de morte por câncer entre os homens brasileiros - estão ligados ao fumo.

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br

Elementos do cigarro: 

Um único cigarro possui cerca de 4.700 substancias que são extremamente tóxicas a nossa saúde. Entre os componentes utilizados na sua fabricação, estão o butano, a acetona, o monóxido de carbono e o arsênio. Além disso, estudos comprovam que os pulmões de um fumante ficam expostos a, pelo menos, 43 elementos cancerígenos. Diante deste quadro, confira algumas das principais conseqüências que o fumo pode trazer:

Cigarro e suas conseqüências:

 • Mulheres que fumam mais de 40 cigarros por dia apresentam 74% de chances a mais de morrerem de câncer de mama.

• Os fumantes, de um modo geral, possuem um risco maior de terem doenças cardíacas.

• As complicações provocadas pela diabete são ainda mais intensas entre os pacientes que fumam o mascam tabaco. Geralmente, os problemas apresentados são retinopatia e distúrbios renais.

• Filhos de mulheres que fumaram durante a gravidez apresentam uma probabilidade quatro vezes maior de terem o vicio.

• Os fumantes são mais propensos a sofrerem contusões em atividades físicas. (Este dado foi publicado em um estudo feito pelo exército dos Estados Unidos).

• Dados recentes mostram que a probabilidade de um tabagista cometer suicídio é duas vezes maior se comparado a uma pessoa normal.

Outros males causados pelo cigarro:

Além de todos esses males, o fumo ainda pode causar câncer de boca, laringe, pâncreas, estômago, intestino, útero, rins, derrame cerebral, araque cardíaco, distúrbios circulares, infertilidade, osteoporose, doenças pulmonares crônicas, etc. Se você possui este vicio, saiba que nunca é tarde para começar a mudar e lutar por uma qualidade de vida melhor. No inicio, pode ser sacrificante, mas no final você vai ver que todo o esforço valeu muito a pena.

Dicas para parar de fumar:

Muitas pessoas não conseguem deixar o fumo sem um novo vício. E é muito comum trocar um vício por outro. Geralmente as pessoas engordam quando deixam o cigarro, mas não é porque parar de fumar engorda, mas sim porque acabam substituindo as tragadas por comida, gerando novos problemas, porém ligados a obesidade. Como parar de fumar. Para conseguir deixar de fumar, sem que para isso você se vicie em balas, chicletes, doces e chocolates, entre outras guloseimas, a dica é encontrar um vício saudável! Isso mesmo, quando a vontade de fumar bater, a dica é ler um livro do estilo que você goste muito, assistir um filme, ou até mesmo sair para caminhar, e praticar esportes. Mas quando a vontade de fumar vier, e você estiver no escritório, ou em algum lugar que não dá para fazer nada saudável, a dica é levantar e tomar um copo de água, mas devagar, gole por gole. Muitas pessoas utilizam essas técnicas e conseguem se afastar desse mal que é o cigarro. Se você está tentando largar o vício ou já conseguiu, deixe em nossos comentários sua opinião e dica neste assunto! 

Fonte: http://blogmail.com.br

VOCÊ MINHA AMIGA QUE TANTO ESPEROU E TEVE A MELHOR DE TODAS AS NOTÍCIAS E QUE BREVE IRÁ SER MAMÃE, NÃO FUME DURANTE SUA GESTAÇÃO. DÊ SÓ UMA OLHADA NOS PRESENTES QUE DEUS TEM PREPARADO PARA VOCÊ:

BEBÊS LINDOS, SUPER SORRIDENTES, SUPER SADIOS E SUPER ALEGRES!!!

AMIGOS FUMANTES, FAÇAM O POSSÍVEL E O IMPOSSÍVEL... LIVREM-SE DA MALDIÇÃO DO CIGARRO, POIS A HUMANIDADE E O PLANETA AGRADECEM.

FICA AÍ A NOSSA DICA...