btn_ouca

btn_ouca

Artistas da ASFORRÓ

Publicidade

Notícias

Encontro de repentistas marca reinauguração da Casa do Cantador em Ceilândia-DF.

 
 

GDF investiu R$1,5 milhão na restauração completa do espaço.

Ao som das melodias dos participantes do 3º Encontro de Campeões de Repente, a Casa do Cantador, em Ceilândia, foi reinaugurada nesta sexta-feira (25). A estrutura, a única projetada por Oscar Niemeyer no DF fora do Plano Piloto, recebeu R$ 1,5 milhão em investimentos durante os seis meses que esteve em obras para completa restauração.

"Tenho certeza que aqui é um lugar de encontro para aprendizagem, ensinamentos, divulgação da cultura e de preservação de tradições, como é o repente. Aqui, também teremos a primeira biblioteca da literatura de cordel do DF", anunciou o governador Agnelo Queiroz, momentos antes do descerramento da placa.

A obra, iniciada em outubro de 2013, incluiu reparos nos banheiros, bancos, redes elétrica e hidráulica, substituição do gesso do teto e a construção de uma guarita na entrada da Casa do Cantador.

Também foram instaladas redes de energia independentes para reduzir os riscos de incêndio, e a área externa ganhou obras de drenagem pluvial. Para garantir o acesso de idosos e pessoas com dificuldade de locomoção, o local recebeu elevadores, rampas e talude -rebaixamento de terra para criar um parapeito ao redor do anfiteatro.

"A entrega da Casa do Cantador materializa o compromisso do governo com a cultura. Essa reforma significa recuperar a função desse espaço, que é também a de preservar as raízes nordestinas de Ceilândia", destacou o secretário de Cultura, Hamilton Pereira.

Repentista há 38 anos, João Batista dos Santos veio do Nordeste e mora em Ceilândia. Para ele, a restauração da Casa do Cantador foi uma iniciativa importante para a manutenção da tradição nordestina. "Viajo o Brasil inteiro para mostrar o repente, mas Brasília é formidável. Aqui, é a casa da cultura, de encontros, de brincadeiras", disse.

Fonte: http://www.cultura.df.gov.br