btn_ouca

btn_ouca

Artistas da ASFORRÓ

Publicidade

Notícias

Foi dada a largada para a folia - Carnaval Rio - 2016

 
 

Blocos e ensaios técnicos animam a cidade nas primeiras semanas do ano.

Passado o réveillon, os foliões começam a fazer a contagem regressiva para o carnaval. No Rio, a festa nas ruas que reúne mais de 450 blocos, de acordo com a Riotur, começa oficialmente no próximo dia 16, com o desfile da Liga de Blocos e Bandas da Zona Portuária, ao passo que as escolas invadem a Marquês de Sapucaí a partir de 5 de fevereiro. Enquanto isso, vários blocos e agremiações já ocupam centros culturais, quadras e ruas da cidade.

A Lapa promete ser um dos principais points do pré-carnaval. No domingo (10), o Bloco do Sargento Pimenta faz o primeiro ensaio aberto do ano no Paiol 08, prédio anexo à Fundição. Famoso por inserir o ritmo das batucadas nas canções dos garotos de Liverpool, o bloco vai dar um gostinho ao público do que vem por aí no desfile oficial, que acontece no dia 8 de fevereiro, no Aterro do Flamengo, sob o slogan Picture your Selfie, em alusão à primeira frase de Lucy In The Sky With Diamonds. A banda e os 140 ritmistas virão acompanhados dos músicos Chico Chico, João Cavalcanti, Bernardo Legrand e Gustavo Pereira. Batizado de Pimenta Brasileira, o evento tem entrada gratuita mediante a doação de 1 kg de alimento não-perecível. Outra chance de ver o Pimenta em ação será no dia 15/01, no Sacadura 154, no bairro da Saúde, quando seus integrantes dividem o palco com o Bloco pra Iaiá, que, desde 2013, homenageia a banda Los Hermanos.

No Circo Voador, estarão reunidos diversos blocos, no mesmo domingo. A partir das 10h30, o espaço abriga o Grito de Carnaval do Zé Pereira, com os oito blocos que integram a liga carnavalesca homônima, fundada em 2012: Céu na Terra, Toca Rauuul, Super Mario Bloco, Laranjada, Vagalume o Verde, A Rocha da Gávea, Quizomba e Orquestra Voadora.

No domingo seguinte, dia 17, a partir das 20h, é a vez do Cordão do Boitatá e do bloco Amigos da Onça esquentarem o clima para o carnaval no Circo. Já no dia 24 de janeiro, a partir das 17h, os pequenos poderão mostrar todo o seu gingado na 13ª edição do Baile de Gala do Gigantes, promovido pelo bloco mirim Gigantes da Lira. Durante o evento, será eleito o Rei Mominho 2016/2017. As inscrições para o concurso acontecem na hora e os candidatos, que serão avaliados nos quesitos samba no pezinho e marchinha no gogó, devem ter entre 4 e 10 anos. A aclamação do público define o vencedor. 

"Valores como democracia e cidadania são passados com pura brincadeira às crianças, já que toda a realeza do Gigantes da Lira passa por eleições, legitimadas pela aclamação da plateia do Circo Voador desde 2004", afirma Yeda Dantas, diretora do bloco.

O Gigantes faz parte da liga Sebastiana, que reúne outros onze blocos sob a batuta da presidente Rita Fernandes (Bloco da Ansiedade, Escravos da Mauá, Que M. é Essa?!, Bloco das Carmelitas, Simpatia é Quase Amor, Bloco do Barbas, Imprensa que Eu Gamo, Suvaco do Cristo, Bloco Virtual, Meu Bem, Volto Já e Bloco de Segunda). Segundo ela, os blocos são bem diferentes entre si, cada um com uma personalidade própria.

"Os blocos da Sebastiana são tradicionais e têm muita identidade. É fácil saber quem é o Carmelitas e o Bloco de Segunda, todos têm camisetas feitas por artistas plásticos e escolhem seus próprios sambas, que não seguem exatamente um tema. E alguns têm uma relação mais forte com a crítica social e política, como o Barbas e Meu Bem, Volto Já. Eles não saem apenas cantando marchinhas, têm uma formatação mais autoral, o que tem contribuído para mantê-los vivos", diz.

Funk, pop, xote e ciranda em ritmo de carnaval

A primeira edição do evento Verão no Jockey, que acontece no Jockey Club da Gávea de 08 a 24 de janeiro recebe, neste sábado (9), o ensaio do Bloco da Favorita. Para animar a festa ao som de muito funk, estão confirmados Ludmilla, Sapão, DJ Helen Sancho e Groove Bloco. No fim de semana seguinte (17), a roda de samba do Bloco Me Esquece, acompanhada por Arlindo Cruz, imprime um clima de barzinho à tarde de domingo.

Os amantes das boy bands que eram febre entre os adolescentes da década de 1990 têm diversão garantida no Sacadura 154, no bairro da Saúde. Por ali se apresenta, no dia 22/01, a partir das 22h, o New Kids on the Bloco, que adiciona o tempero da folia carioca a hits de nomes como Backstreet Boys, 'N Sync e Britney Spears. A mistura de samba, frevo, maracatu, rock, funk e outros ritmos mil da Orquestra Voadora fecha a noite com chave de ouro, que ainda conta com DJs, foodtrucks e artistas circenses.

Um dos blocos mais tradicionais do Rio, o Monobloco começa seus ensaios no próximo dia 22 na Fundição Progresso, na Lapa, a partir das 22h. Até 5 de fevereiro, será possível curtir a mistura de samba, marchinha, funk, xote e ciranda que faz sucesso desde 2000. O desfile oficial será no dia 14/02, um domingo, com início marcado para às 9h, com o grupo percorrendo a Rua Primeiro de Março e a Avenida Presidente Antônio Carlos, no Centro.

Para os foliões que querem entrar no clima da Sapucaí não faltam opções em janeiro, já que, nesta época, as escolas mais tradicionais da cidade promovem seus ensaios de quadra. Na Beija-Flor de Nilópolis, atual campeã do carnaval carioca, o esquenta acontece às segundas, a partir das 22h. Na quadra da Portela, em Madureira, os ensaios acontecem às quartas, a partir das 20h. No fim de semana, mais opções de folia. A União da Ilha ensaia aos sábados, às 23h, ao som da bateria de mestre Ciça. Na Mangueira e no Salgueiro, os ensaios também acontecem aos sábados, a partir das 22h, ao passo que, na Unidos da Tijuca, a batucada começa mais cedo, às 19h. Na Baixada, em Duque de Caxias, a Grande Rio promove seus ensaios em dois dias da semana: primeiro na terça, às 20h, e depois no sábado, às 22h. O carnaval 2016 já chegou com tudo para aquecer os tamborins.

Acompanhe a agenda de desfile dos blocos. 

Colaboração de Danielle Veras.

Fonte: http://www.cultura.rj.gov.br