btn_ouca

btn_ouca

Artistas da ASFORRÓ

Publicidade

Notícias

CHILE SERÁ SEDE DOS JOGOS PAN-AMERICANOS DE 2023.

 
 

Houve unanimidade a favor de Santiago depois que República Dominicana, Paraguai e Canadá pediram apoio à candidatura chilena.

 

Santiago, no Chile (Chile/Wikimedia Commons).

 

Praga — O Chile foi eleito neste sábado em Praga, no marco da LV Assembleia-Geral da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa), sede dos XIX Jogos Pan-Americanos de 2023.

A organização, que reúne 41 comitês olímpicos da América, emitiu seu veredicto após uma votação, na qual houve unanimidade a favor de Santiago depois que os representantes da República Dominicana, do Paraguai e do Canadá pediram publicamente o apoio à candidatura chilena.

Após os aplausos, a Odepa assinou o contrato com a cidade de Santiago, que pela parte chilena foi assinado pelo ministro de Esporte, Pablo Squella, o intendente da cidade de Santiago, Claudio Orrego, e o presidente do Comitê Olimpico do Chile, Miguel Ángel Mujica.

“É um desenvolvimento importante para nossa política esportiva. Estamos em condições de sediar um evento pan-americano”, assegurou Squella.

A presidente do país, Michelle Bachelet, enviou uma mensagem gravada à assembleia, na qual destacou o objetivo comum do Estado e do setor privado para trabalhar lado a lado.

“O país sonha em poder sediar os Jogos Pan-Americanos. O governo tem a absoluta certeza de que podemos fazer. Esta meta foi assumida com um objetivo comum”, expressou Bachelet.

A ideia é que esse investimento seja assumido pelo setor privado, que depois poderá vender as instalações como moradias e estabelecimentos comerciais.

Segundo cálculos preliminares, os Jogos exigirão cerca de US$ 500 milhões de investimento, dos quais US$ 200 milhões serão para a Vila Olímpica.

 

Fonte: exame.abril.com.br