btn_ouca

btn_ouca

Artistas da ASFORRÓ

Publicidade

Notícias

VINAGRE DE MAÇÃ FAZ MAL? EFEITOS COLATERAIS E CUIDADOS.

 
 

 

 

O vinagre de maçã é usado há milhares de anos para as mais diferentes funções. Embora algumas linhas de pesquisas afirmem que o vinagre de maçã faz mal, ele é usado não só na culinária e como produto de limpeza, mas para tratar muitos males de saúde. O principal apelo da indústria produtora deste ácido, no entanto, é em relação ao seu poder emagrecedor.

Muitos de seus supostos benefícios não são comprovados, mas alguns especialistas acreditam que a ingestão de um pouco deste líquido acre pode oferecer alguns benefícios para a saúde.

Dizem que o seu poder de cura vem da abundância de nutrientes que permanecem mesmo depois da fermentação das maçãs, no entanto análises nutricionais mostram que o vinagre de maçã é uma fonte pobre de nutrientes.

Outra possível explicação para os benefícios para a saúde atribuídos ao vinagre de maçã seria a alta concentração de ácido acético, que poderia aumentar a absorção de minerais importantes a partir dos alimentos que comemos, mas isto também não foi comprovado cientificamente.

O fato é que com o interesse crescente da medicina alternativa neste produto, principalmente como emagrecedor, agora podemos encontrar até pílulas de vinagre de maçã.

Mas a pergunta que permanece é, afinal, se tomar vinagre de maçã faz mal ou não. Vamos descobrir um pouco mais a seguir!

Como o vinagre de maçã costuma ser ingerido?

Não há indicações oficiais sobre a ingestão de vinagre. Algumas pessoas tomam uma ou duas colheres de chá por dia, misturado em um copo de água ou suco, antes das refeições ou de manhã, ainda em jejum.

Alguns especialistas dizem que o risco de tomar pequenas quantidades de vinagre de maçã parece baixo, mas os mesmos não atestam os seus resultados medicinais.

O ingrediente principal do vinagre de maçã é o ácido acético, altamente ácido para o nosso organismo, por isso indica-se sempre ter o cuidado de tomá-lo diluído. Quando ingerido puro, ele pode danificar o esmalte dos dentes ou os tecidos da boca e da garganta. O seu uso excessivo em longo prazo poderia causar baixos níveis de potássio e baixa densidade óssea.

Por estas dúvidas, é melhor consultar um médico antes de iniciar a sua ingestão, inclusive para ter certeza se o vinagre de maçã faz mal ou não ao interagir com qualquer outro medicamento que venha a ser administrado.

O vinagre de maçã pode ajudar a perder peso?

A única pesquisa feita no intuito de atestar esta teoria foi realizada no Japão. O estudo envolveu 175 pessoas obesas saudáveis que tomaram ou vinagre ou água diariamente durante 12 semanas. As dietas de todos foram semelhantes durante este período. No final do estudo, aqueles que tinham ingerido vinagre perderam ligeiramente mais peso. Notou-se, no entanto, que eles ganharam todo o peso de volta após o final do estudo. Neste estudo não foram listados eventuais efeitos colaterais ocorridos.

Alguns pesquisadores insistem, no entanto, que o vinagre pode ativar certos genes envolvidos na quebra de gorduras.

O efeito é provavelmente muito sutil, diz a nutricionista Debbie Davis, “Ele pode ter alguns benefícios em termos de perda de peso e controle de peso, mas definitivamente não é uma solução rápida”.

Nem todos os especialistas estão convencidos dos benefícios do vinagre em nenhum aspecto da saúde humana. Segundo Katherine Zeratsky, especialista em saúde na Clínica Mayo, “Há muito pouca evidência para provar as alegações de que o vinagre de maçã realmente ajude a queimar gordura e aumentar a perda de peso”.

Em 2014, alguns os pesquisadores chegaram a afirmar que existe alguma evidência de que os vinagres possam ajudar pessoas com hiperglicemia e obesidade, mas afirmaram que não há nenhuma evidência de que ele afete positivamente o metabolismo.

Como o vinagre de maçã faria perder peso?

De acordo com os naturalistas que afirmam que o vinagre de maçã faz emagrecer, os mecanismos fisiológicos que suportam a perda de peso seriam os seguintes:

1. Ele atuaria como um supressor do apetite

O vinagre de maçã faria você comer menos por produzir uma sensação de saciedade mais rapidamente. Alguns testes, no entanto, registraram o relato de pessoas que afirmam comer menos porque sentem náusea ao ingerir o vinagre.

2. Poderia controlar os níveis de açúcar no sangue

Alguns naturalistas afirmam que tomar vinagre de maçã evita picos de açúcar no sangue e o impulso de fome entre as refeições. De fato, quando o açúcar no sangue é estável, é muito mais fácil manter a dieta e comer apenas quando o corpo precisa. Porém, não há dados científicos que atestem a diminuição dos níveis de glicose pós-refeição naqueles que consumem vinagre.

3. Vinagre de maçã impediria o acúmulo de gordura

Ele contém uma grande quantidade de ácidos orgânicos e enzimas que acelerariam o metabolismo e estimulariam o organismo a queimar a gordura ingerida mais rapidamente. Não há ainda estudos em humanos que apoiem essa explicação.

4. Causaria impacto sobre a secreção de insulina

A insulina é o hormônio que afeta o armazenamento de açúcar e está intimamente ligada aos níveis de gordura no sangue e sua secreção é ineficiente em pessoas que sofrem de diabetes tipo 2. Alguns pesquisadores sugerem que o vinagre de maçã poderia funcionar semelhante a alguns fármacos no controle de diabetes. Este fato também ainda não foi provado por pesquisas científicas.

5. Desintoxicaria o organismo

O vinagre de maçã ajudaria o corpo a utilizar melhor os nutrientes dos alimentos e a se livrar da melhor maneira possível das toxinas através de fibras que interfeririam nos movimento do intestino. Esta ação desintoxicante ainda está sendo estudada e a ação do vinagre de maçã sobre a digestão e o metabolismo ainda não foi comprovada.

Quais seriam outros benefícios à saúde oferecidos pelo vinagre de maçã?

Algumas pesquisas afirmam que embora pareça que o vinagre de maçã faz mal por causa da sua acidez, ele realmente faria exatamente o oposto. Ele ajudaria a manter um pH alcalino no corpo, o que é amplamente considerado como anticancerígeno, e garantia de vitalidade e bem-estar geral.

Alguns estudos recentes de observação afirmam que o vinagre de maçã é benéfico para gerenciar os níveis de açúcar no sangue após a refeição, o que seria muito útil para pessoas com diabetes.

O vinagre de maçã seria benéfico ainda para tratar manchas senis, acne e até mesmo verrugas, quando aplicado topicamente. Sua ingestão também poderia melhorar a saúde do coração por conter ácido málico, que poderia limpar artérias obstruídas, nódulos linfáticos e tecidos de órgãos.

Ainda segundo defensores do uso do vinagre de maçã, ele teria uma série de outros benefícios para a saúde como no tratamento da azia, na melhora da qualidade do sono, para equilibrar os níveis de energia, ajudar a digestão e fortalecer o sistema imunológico.

Já foi alegado que a fibra solúvel no vinagre, na forma de pectina, se ligaria ao colesterol ajudando a eliminá-lo do corpo, no entanto, análises de laboratório mostram que o vinagre de maçã não contém pectina ou quaisquer outras fibras em quantidades mensuráveis.

Cuidados!

As pessoas que pretendem ingerir o vinagre de maçã devem garantir alguns cuidados na sua administração. O principal deles é tomá-lo fortemente diluído. Especialistas sugerem que uma mistura segura seria de 10 partes de água para uma parte de vinagre.

Em doses mais concentradas, o vinagre de maçã pode corroer o esmalte do dente ou queimar a boca e a garganta. É preciso também enxaguar a boca com água depois da ingestão.

Mesmo havendo pouca evidência científica para apoiar os benefícios do vinagre de maçã para a saúde, encontramos muitos dos depoimentos positivos sobre os efeitos da dieta do vinagre.

Lisa Cimperman, nutricionista clínica na Universidade Medical Center, em Cleveland, afirma que “ao contrário de tomar suco verde à base de frutas ácidas, por exemplo, beber muito vinagre de maçã faz mal para a saúde”. Ela cita o caso de pessoas que sofreram queimaduras no esôfago ao consumirem comprimidos de vinagre de maçã.

Mesmo entre os médicos e estudiosos que defendem os eventuais benefícios do vinagre de maçã para a saúde, há um consenso sobre os seus efeitos colaterais, especialmente sobre os perigos do seu consumo em grandes quantidades.

Somente novas pesquisas seriam capazes de elucidar tais dúvidas.

Alguns fatos acerca da ingestão de vinagre de maçã

1 - Tomar vinagre de maçã com estômago vazio pode causar enjoo;

2 - Sua ingestão causa perda de apetite;

3 - Há uma correlação entre o consumo de vinagre de maçã e diarreia;

4 - Tomar vinagre de maçã queima o esôfago a menos que cada colher seja misturada com, pelo menos 8 ml de água.

10 Efeitos colaterais do vinagre de maçã

Vamos conferir 10 efeitos colaterais que levam muitos estudiosos a afirmarem que o consumo de vinagre de maçã faz mal à saúde:

1. Pode causar rompimento de tecidos da boca, garganta e estômago

Seja na forma de comprimido ou líquido, tomar vinagre de maçã faz mal ao danificar ou corroer o esôfago, o esmalte dos dentes, os tecidos da boca e o revestimento do estômago devido ao seu alto nível de ácido.

Além disso, a aplicação direta de vinagre de maçã sobre a pele pode causar irritação, erupções cutâneas e uma sensação de queimação. A fim de evitar estes efeitos colaterais, ele deve sempre ser misturado com água, mel, suco ou uma pitada de bicarbonato de sódio.

2. Pode baixar o nível de potássio no organismo

O teor de ácido acético do vinagre de maçã faz baixar o nível de potássio do sangue e também reduz a densidade mineral óssea. Além do mais, as pessoas que sofrem de osteoporose devem tomar as precauções necessárias e consultar um médico antes de consumir este líquido.

3. Pode causar reações com outros medicamentos

Devido a sua natureza ácida, o vinagre de maçã pode facilmente reagir com alguns medicamentos como laxantes, diuréticos e insulina. O consumo excessivo dele pode resultar em baixa nos níveis de potássio. Por também ter efeito direto no nível de insulina e de açúcar no sangue, pode se revelar altamente perigoso quando tomado com medicamentos para diabetes e pressão arterial.

4. É possível causar problemas gastrointestinais

Por ser muito ácido, o vinagre de maçã pode causar diarreia grave, indigestão e azia. Estes efeitos colaterais são muito comuns, de acordo com especialistas.

5. Danifica o esmalte dos dentes

O vinagre de maçã não diluído pode destruir o esmalte dos dentes quando consumido via oral. Além de dar um tom amarelado nos dentes, ele aumenta a sua sensibilidade. A fim de evitar o contato direto com os dentes, considere consumi-lo usando um canudo, além de diluí-lo água antes de consumir. Considere também escovar os dentes logo após a ingestão do vinagre.

6. Pode causar inflamação e vermelhidão da pele

Como o corpo tende a eliminar toxinas com o uso do vinagre de maçã, e estas podem ser eliminadas através da pele, é possível que haja reações alérgicas cutâneas durante o uso.

7. Causa náuseas

Especialmente para quem não é acostumado a consumir substâncias ácidas, consumir vinagre, sob qualquer forma, pode ser prejudicial para o estômago. O mais indicado é nunca tomá-lo puro ou com o estômago vazio.

8. Pode levar a dores de cabeça e enxaqueca Outros efeitos colaterais do vinagre de maçã devido ao processo de desintoxicação são possíveis dores de cabeça e enxaquecas.

Isto se dá porque o cérebro também pode liberar toxinas, o que pode desidratá-lo e levar a sentir muitas dores.

9. Cuidado porque pode causar dores de garganta

Vinagre de maçã é muito ácido e pode causar irritação na garganta. Você deve misturá-lo com muita água para amenizar este problema.

10. Diminui os níveis de minerais no organismo

O chamado processo de desintoxicação causado pelo vinagre de maçã leva o corpo a se livrar também de substâncias boas. O consumo de vinagre de maçã exige a suplementação com vitaminas e minerais para manter níveis ideais destes nutrientes essenciais para a nossa saúde.

 

Fonte: www.mundoboaforma.com.br